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// POR QUE ROLDANAS MAIORES?

// NOVAS ROLDANAS

Ok, senta aqui e vamos conversar então.Que roldanas maiores estão na moda todo mundo já sabe, ok, mas porque elas são melhores? Qual a diferença? Serve em qualquer câmbio? Mas porque tão caro?

Caaaaaaalma....... vamos responder tudo agora!

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// O QUE SÃO ROLDANAS OVERSIZED?

As roldanas maiores, ou Oversized Pulleys, como são conhecidas, são roldanas com dimensões maiores que as originais, que foram criadas após muita avaliação do sistema de relação de marchas afim de promover um conjunto mais macio e uma relação mais precisa.

Normalmente os câmbios acompanham roldanas de compostos plásticos que conseguem entregar o funcionamento do câmbio, mantendo o valor do produto mais acessível, contudo poderiam se beneficiar muito mais de um sistema com materiais mais nobres e melhores rolamentos.

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As roldanas Token Oversized possuem diferenças notáveis, com materiais de primeira linha e rolamentos de alta performance que mostraremos logo mais as diferenças.

// QUAL A DIFERENÇA?

O sistema Oversized pode ser aplicado apenas na roldana inferior como também na superior. A própria Sram aplicou o sistema de roldanas maiores em seu lançamento de 12 velocidades para MTB, onde a roldana inferior trabalha com 14 dentes e a superior com apenas 12. A Shimano, um pouco mais conservadora, demorou mais a aplicar este sistema, mas para seu novo conjunto de 12 velocidades lançou o uso de roldanas de 13 dentes na parte superior e inferior do câmbio.

A troca do cage completo se faz necessário para o uso em sistemas exclusivos para Road bike, pois como o cassete possui um tamanho significativamente menor em relação aos novos sistemas de 12 velocidades do MTB, é possível ampliar o uso do sistema Oversized e aproveitar ainda mais este benefício.

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// QUAL O BENEFÍCIO?

O sistema Oversized proporciona o uso com roldanas maiores que permitem que o conjunto trabalhe com menor rotação e reduz a articulação do ângulo da corrente, resultando em menor fricção.

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Cage com maior proteção das roldanas e da corrente.

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Roldana inferior com tecnologia Conti-Wave, exclusividade Token, reduz a área de contato com a corrente em 82% diminuindo ainda mais a fricção

Em uma comparação com o sistema original, o Shuriken teve um consumo de esforço 84,2% menor para realizar o mesmo trabalho.

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Rolamentos únicos e patenteados Token, construídos com pista banhada em Nitrato de Titanium com esferas em cerâmica

As roldanas são construídas em alumínio com acabamento em PVD ( Physical Vapor Deposition ), para um sistema com o mínimo de fricção e acabamento impecável.

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// POR QUE TÃO CARO?

O preço muitas vezes assusta quem procura pelo sistema Oversized, especialmente o Token Shuriken. Os fatores que mais influenciam no alto valor agregado do Shuriken são seus inúmeros e diferentes processos para se alcançar uma peça tão perfeita. Como explicamos logo acima, cada processo exige uma produção com minuciosos detalhes que consomem um tempo de produção muito elevado, muitas vezes com detalhes manuais e artesanais, o que resulta em um valor elevado da peça.

Outro aspecto que eleva o valor da peça é seu valor em U$ Dólar, já que a Token é uma multinacional que esta presente em mais de 30 países, e sua importação para o Brasil acarreta em altas cargas tributárias.

O sistema Oversized vêm ganhando popularidade a cada ano. Em 2019 a famosa equipe Cofidis competiu o Tour de France com o sistema Token Shuriken.

// QUEM USA?

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O futuro é agora! O sistema Oversized ficou tão famoso e procurado por ciclistas no mundo todo que sua versão para MTB foi recém lançada.

// O FUTURO

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Com um profundo estudo do sistema Oversized e das relações Sram e Shimano, a Token lança roldanas com uma configuração e desenho único para que os atletas de MTB também possam desfrutar de todas as vantagens do sistema Oversized.

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Câmbios Sram de 12 velocidades possuem configuração 12 dentes superior e 14 dentes inferior. O sistema Oversized proporciona o uso de 14 dentes na parte superior e 16 dentes na parte inferior, aproveitando todos os benefícios que demonstramos, além de acompanhar o já consagrado sistema Narrow Wide ( um dente fino e outro grosso ).

 

Esta configuração de 14 + 16 dentes poderá ser usada tanta para câmbios da linha Shimano quanto Sram de 12 velocidades.

Um novo design também foi lançado para o conjunto de 12 velocidades. Com o sistema Oversized aplicado apenas na roldana superior, trabalhando com ambas de 14 dentes para Câmbios Shimano ou Sram de 12 velocidades.

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// O MITO

Ainda não se sabe de onde surgiu o mito de que roldanas construídas em alumínio podem desgastar mais a corrente da bicicleta. Este é um mito antigo que se confunde com a realidade em que muitos fabricantes desenvolvem suas roldanas em compostos plásticos para reduzir e "enxugar" o custo de produção do câmbio traseiro.

Poucas marcas se arriscam a usar rolamentos de cerâmica em seus componentes, pois devido ao alto preço podem não ser tão atrativas, mas nem por isso quer dizer que rolamentos de cerâmica não são indicados para uso em roldanas.

A verdade é que o uso de roldanas fabricadas em alumínio só beneficiam a relação de marchas, visto que trabalham com a mesma estabilidade de uma coroa ( boa é claro ), garantindo mais segurança nas trocas.  

A maioria dos grandes atletas já tiram proveito das roldanas de alumínio e seus benefícios.

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Samuel Gaze - Specialized

// AONDE SERVE?

O sistema Oversized, especialmente o Shuriken, que é um sistema que acompanha o Cage, é importante ficar atento às compatibilidades, vamos lá:

 

Para o sistema road (speed):

- Token Shuriken 105 = Câmbio Shimano 105 R7000

- Token Shuriken Carbon Shimano = Câmbio Shimano Ultegra R8000 ou R8050 Di2 / Câmbio Shimano Dura Ace R9100 ou R9150 Di2

- Token Shuriken Carbon Sram = Câmbio Sram Red AXS / Sram Force AXS 

Para o sistema de MTB:

- Roldanas Token Oversized 14+16T: Câmbios Shimano ou Sram 12 velocidades
- Roldanas Token Oversized 14+14T: Câmbios Shimano ou Sram 12 velocidades

- Roldanas Token Oversized 12+12T: Câmbios Shimano ou Sram 11 velocidades

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